BESEC_edited |
---|
BEJFPB |
BE Sra Pranto_edited |
BE Gaf. Aquém (2) |
BE Légua |
Vale de ílhavo |
BE Coutada |
Bem-vindos! O Agrupamentos de Escolas de Ílhavo tem sete bibliotecas e cinco delas pertencem já à Rede de Bibliotecas Escolares: a biblioteca da Escola Secundária dr. João Carlos Celestino Gomes, a Biblioteca da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, a Biblioteca da EB N. Sra.do Pranto, a Biblioteca da EB da Gafanha de Aquém e a Biblioteca da EB do Corgo Comum.
As bibliotecas escolares são estruturas indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem, verdadeiras aliadas da escola dado que se constituem como espaços potencializadores do desenvolvimento das múltiplas literacias, essenciais aos seus utilizadores para a aprendizagem ao longo da vida.
Este site foi elaborado com o objetivo de auxiliar todos os utilizadores a utilizarem de uma forma mais efetiva a sua Be, de uma forma presencial ou à distância.
"Estendal de Poesia"! - Biblioteca da EBJFPB
Os nossos alunos brilharam na atividade "Estendal de Poesia"! Inspirados por grandes autores, criaram poemas originais que enfeitaram a nossa biblioteca da EBJFPB. Cada verso é um pedaço de criatividade e paixão, que mostra o talento e a sensibilidade dos nossos jovens poetas.
#EstendalDePoesia #PoesiaNaEscola #TalentoJovem.
Professores de Português do 7.º ano e Equipa da Biblioteca Escolar
Eꜱᴛᴇ ʟɪᴠʀᴏ é ᴀ ᴍɪɴʜᴀ ᴄᴀʀᴀ!
Sabemos bem que um livro, quando lido, pode mudar-nos por dentro, modificar a nossa forma de ver a vida, ajudar-nos a compreender os outros e o mundo. Um livro pode também mudar-nos por fora, se o posicionarmos próximo de nós.
Durante o mês da Leitura, o desafio lançado aos leitores foi mesmo esse - escolherem um livro com uma capa que passaria a ser a sua cara, o seu novo rosto. Depois foi só jogar com a distância e as proporções, ajustar a capa aos rostos, transformar um canto da biblioteca num estúdio fotográfico e fazer “clic”. Registar, assim, para sempre, esse encontro entre um livro e um potencial leitor.
A atividade foi do agrado de todos quantos participaram e os resultados foram surpreendentes. Há mesmo livros que são a nossa cara!
A seleção de fotografias foi muito difícil, mas aqui deixamos uma pequena amostra.
Boas leituras!
10 minutos a ler
Com uma regularidade semanal ou quinzenal, os alunos traziam para as aulas um livro/texto à escolha ou sugerido para realizarem uma leitura recreativa durante uma parte do tempo. Poderia haver lugar para atividades paralelas, como leitura expressiva de excertos, apresentação breve do assunto da obra à turma, pequenas atividades de escrita.
Voluntárias de Leitura - EB da Coutada
Obrigada, Voluntárias!
O Agrupamento e a Equipa das Bibliotecas Escolares não podem deixar de expressar a profunda gratidão à Ana Isabel Vaz dos Santos e à Bruna Almeida, pela dedicação, empenho e disponibilidade que demonstraram como voluntárias de leitura na EB da Coutada.
Num mundo em que o tempo é cada vez mais escasso e os nossos afazeres parecem consumir todas as horas do dia, a Ana e a Bruna destacaram-se por o disponibilizarem de forma gratuita e com um profissionalismo exemplar.
Agradecemos toda a energia e esforço investidos nesta atividade tão distinta das que costumam realizar, que exigiu não só a pesquisa de livros, atividades e recursos, como também abertura para sugestões e solicitações que surgiram.
O empenho e a dedicação que demonstraram são inspiradores e têm um impacto significativo no desenvolvimento e na formação dos nossos alunos. Obrigada por fazerem a diferença na vida da comunidade escolar e por mostrarem que, mesmo em tempos difíceis, a generosidade e o altruísmo podem florescer e fazer a diferença!
Em nome de todos os alunos e do nosso Agrupamento, o nosso sincero e caloroso agradecimento.
O vosso contributo foi e sempre será profundamente valorizado!
Com gratidão e apreço,
A Coordenadora das Bibliotecas Escolares
Maria do Rosário Rebelo
Feiras do Livro
Feira do Livro nas BEs da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto e na Escola Secundária Dr.João Carlos Celestino Gomes.
Um escritor e o seu mundo em Ílhavo
Nos passados dias 16 e 18 de abril, o escritor Pedro Seromenho, que é também ilustrador e contador das suas próprias histórias, visitou três escolas do 1.º ciclo do agrupamento - E.B. Nossa Senhora do Pranto, E.B.1 Corgo Comum(Coutada) e E.B. Gafanha d`Aquém.
As sessões com o autor foram repletas de personagens e aventuras que se deram a conhecer a um público entusiasta e atento. Os alunos deixaram-se envolver pela cadência e ritmo das histórias contadas pelo autor a maravilharam-se com o seu talento na ilustração, uma vez que Pedro Seromenho também desenhou algumas personagens e ambientes enquanto falava da sua experiência como escritor, leitor apaixonado por livros e por palavras e ainda como alguém fascinado pelo desenho. Os alunos viram surgir aos seus olhos, em tempo real, uma leitora sonhadora, uma paisagem noturna com luar, planetas, um gato e um menino e, claro, livros. Também puderam vibrar com desenhos de animais que fazem parte das histórias escritas e que ganharam corpo pelas mãos de Pedro Seromenho e graças a uma “caneta mágica”.
Nestas sessões os alunos também puderam contactar com os livros do autor e fazer-lhe algumas perguntas, satisfazendo alguma curiosidade sobre a sua vida ou obra.
Foram momentos que, sem dúvida, contribuíram grandemente para a promoção da leitura junto do público infantil, para o desenvolvimento da criatividade e para a formação de leitores mais atentos às diversas dimensões de um texto e ilustração.
Bibliotecas em Rede: à mesa com...
A Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI), constituída pela Biblioteca Municipal e pelas 15 Bibliotecas Escolares, convida toda a comunidade a assistir à sessão " À Mesa com.…" , na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, na BMI, com a apresentação de pequenos momentos culturais, dinamizados por alunos e professores dos três Agrupamentos de Escolas do Município, no âmbito do Programa de Promoção do Livro e das Literacias (2023/2024) da RBI.
Junte a família e participe nesta festa do livro e das bibliotecas!
Gostávamos muito de poder contar com a sua presença!
Concurso Literário Jovem
O Concurso Literário Jovem 2024 contou com a participação de doze jovens talentos da escrita do Agrupamento de Escolas de Ílhavo. Cada aluno teve a oportunidade de concorrer com trabalhos da sua autoria escritos em duas modalidades: Texto Narrativo e/ou Texto Poético.
Na categoria texto narrativo, no primeiro ciclo do ensino básico, foram premiados os seguintes alunos:
1.º Prémio – Uma madrugada incrível de Aurora Pinguelo Santana Pinho, do Centro Escolar da Coutada.
2.º Prémio – O livro mágico de Guilherme de Castro Ferreira Pinto Basto, do Centro Escolar da Coutada.
3.º Prémio – O melro branco de Afonso Miguel Moreira de Freitas, do Centro Escolar da Coutada.
Menção Honrosa – O ursinho cor de mel de Laura de Oliveira Fonseca, do Centro Escolar da Coutada.
Na mesma categoria, mas no segundo ciclo e no terceiro ciclo do ensino básico, respetivamente, o 1.ºprémio foi para O sonho de uma menina, de Sofia Calisto dos Santos, da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, e o 3.º prémio para a A última vida, de Carolina Almeida Martins, da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes.
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a O rapaz que tocava para o mar, de José Manuel Agualusa Balseiro, da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto (segundo ciclo) e a O sonho, de Maria Santos Tróia, da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes (terceiro ciclo).
Finalmente, no ensino secundário, o 1.º Prémio coube a A companhia da minha avó, de Rui Vasco Roboredo de Matos, da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes.
Na categoria de Texto poético, os premiados, no primeiro ciclo, foram os seguintes:
1.º Prémio – Para ti, Professora, de Afonso Miguel Moreira de Freitas, do Centro Escolar da Coutada
2.º Prémio – O livro, de Guilherme de Castro Ferreira Pinto Basto, do Centro Escolar da Coutada
3.º Prémio – O que quero ser, de Daniel Viana Reim de Oliveira, do Centro Escolar da Gafanha de Aquém.
No terceiro ciclo do ensino básico, o 1.º Prémio, O abraço dela, foi atribuído a Rita Maria Figueiredo Gomes, da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto.
O Agrupamento congratula-se e felicita os participantes e vencedores destes prémios, que pretendem promover o gosto pela leitura e pela escrita, estimulando a criatividade e imaginação, desejando que o seu exemplo seja inspirador para todos os alunos.
Está a acontecer na BE
É verdade que fevereiro é o mês mais curto do ano, mas todos os meses são bons para a leitura! Na tua BE, podes encontrar uma seleção de livros cujas dimensões se adequam ao segundo mês do ano - são pequenos e contêm histórias breves. A seleção é muito variada e conta com aventuras inesquecíveis, histórias divertidas e misteriosas, personagens únicas, viagens por mares com muitos perigos...Tudo isto em livros de reduzida dimensão. Passa pela BE e requisita um deles.
Boa leitura breve!
Contos tradicionais na Biblioteca
Sob a orientação dos respetivos professores de português, os alunos das turmas de sétimo ano prepararam narrativas que remontam às tradições culturais do nosso país e de diferentes partes do mundo. A diversidade de histórias trouxe à tona a riqueza das narrativas ancestrais que atravessam gerações.
As apresentações dos alunos foram realizadas na biblioteca da escola, tendo a professora bibliotecária enriquecido a sessão com uma cuidadosa seleção de vídeos que retratam contos tradicionais. Estes vídeos, não só complementaram as narrativas dos estudantes, mas também ampliaram o seu horizonte cultural, proporcionando uma imersão ainda mais profunda no universo dos contos populares.
Mas as atividades não se limitaram a estas apresentações. Para estimular ainda mais o interesse dos alunos pelo tema, a biblioteca ofereceu acesso a uma variedade de livros relacionados com os contos tradicionais. O objetivo foi criar um ambiente propício não apenas à leitura, mas também à pesquisa e à descoberta de novos universos literários.
A iniciativa recebeu um caloroso acolhimento por parte dos alunos e dos professores, demonstrando o potencial transformador das atividades culturais e educativas realizadas na biblioteca. Esta sessão, para além de proporcionar momentos de entretenimento e aprendizagem, reforçou a importância de preservar e valorizar as tradições culturais que moldam a nossa identidade coletiva.
Direitos Humanos 𝐧𝐚 𝐁𝐄 𝐝𝐚 𝐄𝐁𝐉𝐅𝐏𝐁
Os Direitos Humanos e a sua importância passaram pela Biblioteca Escolar da EBJFPB, graças a uma árvore muito especial, elaborada pelos alunos do 5.ºF. Esta evocação em forma de árvore foi enriquecida com uma exposição de livros sobre o tema. Sobre a mesa e à mão de potenciais leitores, estiveram obras sobre personalidades que se destacaram na luta pelos direitos, que deveriam estar a ser cumpridos em todos os pontos do mundo e histórias cujas personagens protagonizam situações dramáticas onde esses direitos são esquecidos.
A exposição contribuiu para uma maior consciencialização sobre a temática e foi também um convite à leitura.
Montra de Livros
Construção coletiva de um "padlet" onde constavam os trabalhos(multimodais) e o resultado das atividades relacionadas com as leituras feitas durante o ano no âmbito dos "10 minutos a Ler" e do "Projeto de Leitura".As turmas envolvidas foram as do 10.º ano - A, B e C.
Aconteceu na BE da EBJFPB - Retratos com história
Depois de terem explorado a obra de Kazimir Malevich nas aulas de Educação Visual, alunos do 6.º ano foram convidados a vir à biblioteca e a conhecer a obra de outros artistas plásticos contemporâneos do pintor russo: Diego Rivera, Amedeo Modigliani, Ernst Ludwig Kirchner e August Macke.
Este encontro na BE transformou-se numa oficina de escrita e o desafio foi escrever a partir de retratos elaborados pelos pintores mencionados. Em grupo, os alunos escolheram o seu retrato preferido e atribuíram à pessoa retratada um nome, um lugar de nascimento, uma profissão e ainda passatempos favoritos. As ideias eram muitas e a segunda etapa da oficina consistia em observar com muita atenção a imagem e selecionar as palavras mais adequadas para uma descrição física e psicológica daquela que se tornou a personagem do retrato com história.
As palavras escolhidas deram corpo aos textos que refletiram as características físicas das figuras retratadas associadas a diferentes histórias de vida. Assim, ficámos a conhecer um arquiteto de Dortmund, uma modelo de Cracóvia, uma florista parisiense, dois irmãos mexicanos e ainda um capitão da marinha da cidade de Aveiro, entre outros.
A inspiração e imaginação não faltaram e foram 60 minutos repletos de criatividade.
Aᴄᴏɴᴛᴇᴄᴇᴜ ɴᴀ BE ᴅᴀ EBJFPB - À ᴍᴇꜱᴀ ᴄᴏᴍ…
Para assinalar o mês da Leitura, a Biblioteca da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto transformou-se num espaço diferente - num restaurante. Não faltaram, por isso, as mesas para os clientes, uma ementa recheada de pratos saborosos e funcionários prestáveis e simpáticos. No entanto, não se tratou de um restaurante como os outros, porque, em vez de comida, foram servidos aos clientes textos deliciosos, escritos por autores de diferentes épocas e nacionalidades. A oferta era muito variada, podendo-se escolher textos em prosa ou em verso.
Os papéis de cliente e de funcionário assumidos pelos participantes foram muito apreciados e o restaurante surpreendeu muita gente pela sua singularidade. Muitos fregueses quiseram partilhar os pratos que pediram, o mesmo é dizer - leram os textos aos colegas de mesa.
No final, as opiniões manifestadas pelos visitantes desta biblioteca com cara de restaurante literário foram muito positivas e muitos clientes leitores revelaram o desejo de um regresso a este espaço.